Enem: Como conseguir o Certificado do Ensino Médio utilizando o Enem



Enem: Como conseguir o Certificado do Ensino Médio utilizando o Enem

Cada vez mais estudantes utilizam a nota do Enem para obter Certificado do Ensino Médio. Saiba nesse texto quais os procedimentos necessários para utilizar essa possibilidade e obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio por meio da nota do Enem.

A nota do Enem e o Certificado do Ensino Médio

No de 2012, de acordo com o Inep, dos 5,7 milhões de inscritos no Enem, 11% dos candidatos vão utilizar o exame para obter Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Isso significa que cada vez mais pessoas comparecem ao Enem com esse intuito.

Desde o ano de 2009, os candidatos que realizam a prova do Enem podem utilizar seu desempenho para conseguir a certificação, basta que apresentem os requisitos e cumpram as regras apresentadas pelo Ministério da Educação. Veja a seguir o que é necessário:

Enem - Certificado do Ensino Médio - PontoEnem

Enem 2012: 11% solicitaram o Certificado de Conclusão do Ensino Médio

O que é necessário para conseguir o Certificado do Ensino Médio com a nota do Enem?

Ter idade igual ou superior a 18 anos na data de realização do primeiro dia de prova: essa iniciativa é voltada para estudantes maiores de 18 anos que não completaram essa etapa educacional no tempo apropriado. Portanto, estudantes que apresentarem idade inferior a exigida no dia da prova do Enem não poderão usufruir desse benefício.

Indicar no momento da inscrição para o exame que utilizará a prova do Enem para obter o Certificado do Ensino Médio: é necessário, no ato da inscrição, informar a intenção de utilizar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Estudantes que realizaram a prova mas não indicaram essa opção não poderão utilizar o benefício , mesmo que tenham atingido a nota necessária.

Indicar no momento da inscrição do Enem qual a Unidade Certificadora que pleiteará a Certificação: é preciso também indicar a Unidade Certificadora na qual o estudante vai solicitar seu certificado. Unidades Certificadoras são as Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação (IFTs). Elas são as instituições com competência para emitir o certificado mediante o desempenho do estudante no Enem.

Atingir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento que estruturam a prova do Enem: o estudante precisa apresentar esse desempenho mínimo em cada uma das áreas do Enem. É a nota mínima por área e não a soma de todas as notas.

Atingir, no mínimo, 500 pontos na Redação: essa nota (e as informadas acima) corresponde a um desempenho de 50%.

Após o resultado do Enem, o estudante que solicitou o Certificado deverá entrar em contato com a Unidade Certificadora indicada na inscrição para saber quais os documentos exigidos para o processo de expedição do certificado. Também será necessário comparecer à Unidade Certificadora.

Os candidatos que fizeram a prova do Enem e solicitaram o Certificado de Conclusão do Ensino Médio também podem participar do Prouni e do Sisu. Não há restrição.

Dúvidas sobre o Enem? clique aqui e saiba tudo sobre o exame.

Caso você tenha dúvidas sobre o Sisu clique aqui e veja nossos esclarecimentos.

Dúvidas sobre o Prouni? Também temos um texto com todos os esclarecimentos. Veja clicando aqui.

E você? Vai utilizar o Enem para conseguir o certificado do ensino médio? Veja mais textos do PontoEnem


Comments are closed.