Entenda o que é o Sisu e saiba como participar desse programa



Entenda o que é o Sisu e saiba como participar desse programa

Um dos principais objetivos dos alunos que realizam a prova do Enem é participar do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado. Veja nesse texto as principais características do Sisu e saiba como participar desse programa.

Entenda o que é o Sisu

Sisu é o nome pelo qual conhecemos o Sistema de Seleção Unificada. Por meio dele, instituições federais de ensino superior oferecem suas vagas para estudantes que realizaram o Enem.

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009, o Sisu rapidamente tornou-se uma alternativa ao vestibular tradicional das instituições federais de ensino superior.

O Sisu atua como um sistema centralizado de seleção. Em outras palavras: ao invés de aplicar um vestibular próprio, as instituições federais de ensino superior participantes disponibilizam suas vagas por meio do Sisu. Cabe ao sistema aglutinar as vagas e promover a seleção tendo por base o desempenho no Enem obtido pelos estudantes interessados.

Dessa forma, o Enem é promovido a vestibular e as vagas em universidades federais, antes fragmentadas em múltiplos vestibulares, são centralizadas em um único sistema de seleção.

Sisu - PontoEnem

Como funciona o Sisu? 

Podem participar do Sisu todos os alunos que realizaram o Enem correspondente ao processo. Durante o período de inscrições, o candidato faz sua escolha dentre as vagas oferecidas pelas instituições participantes do sistema. Não há restrições regionais no Sisu e o candidato pode escolher vagas em instituições de todo o Brasil.

O Sisu oferece dois tipos de vagas: as destinadas à ampla concorrência e as reservadas às políticas afirmativas.

  • Vagas de ampla concorrência são aquelas que podem ser disputadas por qualquer estudante que realizou o Enem. Não há restrição de faixa de renda, grupo étnico ou condição social. Em outras palavras, não há nenhum tipo de reserva de vaga baseada em critérios socioeconômicos.
  • Vagas reservadas às políticas afirmativas são aquelas destinadas a grupos específicos. Exemplos de grupos específicos são: afrodescendentes, indígenas, alunos egressos de escolas públicas entre outros. Para concorrer a essas vagas, o candidato deve apresentar um perfil social determinado. Disputam as vagas reservadas somente candidatos que fizeram essa opção, portanto é um processo seletivo à parte das vagas de ampla concorrência.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma única modalidade de oferta de vagas. Não são todas as instituições participantes do Sisu que oferecem vagas destinadas às políticas afirmativas, o que deve ser observado pelo estudante no momento da inscrição.

Quando acontecem as inscrições do Sisu?

O Sisu disponibiliza dois períodos de inscrições por ano que ocorrem no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. É de inteira responsabilidade do aluno acompanhar as datas de inscrição e manter-se informado dos prazos do Sisu.

Um dos diferenciais do Sisu é seu funcionamento em dois turnos:  durante o dia, os candidatos realizam suas pesquisas e inscrições no sistema. Durante a noite, o sistema elabora o ranking classificatório e as notas de corte dos cursos. Assim, os alunos podem acompanhar a evolução da concorrência em sua opção de curso e, caso decidam, podem realizar alterações em suas escolhas.

No momento os candidatos estão a espera da abertura das inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2013. O calendário do Sisu 2013 foi divulgado e você pode conferir nesse link.

A melhor maneira de não perder os prazos do Sisu e ficar informado sobre a abertura do período de inscrições e acompanhar o site oficial do sistema:

sisu.mec.gov.br

Outra maneira de manter-se informado é acompanhar nosso blog. Nos adicione aos favoritos de seu navegador e siga-nos nas redes sociais!

Bons estudos e boa sorte com o Sisu!

[divider top=”0″]
[divider top=”0″]

Comments are closed.