O que é o Enem? Tire aqui todas as suas dúvidas sobre a prova do Enem



O que é o Enem? Tire aqui todas as suas dúvidas sobre a prova do Enem

Muito se fala na prova do Enem, sua importância e relevância para os estudantes brasileiros. Encontre nesse texto uma explicação completa sobre o Enem e tire todas as suas dúvidas.

Direto ao ponto: O que é o Enem?

Enem é nome pelo qual conhecemos o Exame Nacional do Ensino Médio. Trata-se de uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) que é aplicada anualmente aos alunos concluintes do ensino médio.

Criado no ano de 1998, o objetivo inicial do Enem era mensurar a qualidade do ensino médio no Brasil. Ano após ano, o Enem ganhou mais importância até atingir a relevância que possui atualmente.

Enem em destaque

Enem aplicado em 2012

Hoje o Enem é o maior exame do Brasil. É também a segunda maior prova do mundo, ficando atrás somente de vestibulares da China. Mais de 6 milhões de alunos realizam o Enem anualmente e o exame é aplicado em mais de 1600 cidades do país.

Afinal, para que serve o Enem?

O Enem pode ser utilizado para muitas finalidades. A função de avaliar a qualidade do ensino médio permanece, mas, atualmente, o principal objetivo dos estudantes que realizam o Enem é utilizá-lo como vestibular.

Realizar o Enem é o primeiro passo para participar dos programas do governo federal de acesso ao ensino superior: o Prouni e o Sisu.

Prouni: é um programa que distribui bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Para participar do Prouni e concorrer a uma bolsa, o estudante deve realizar o Enem. Também são considerados critérios socioeconômicos para a aprovação.

Tire suas dúvidas sobre o Prouni clicando aqui

Sisu: é o sistema de vestibular unificado das Universidades Federais. Com ele, o Enem é utilizado como vestibular e sua nota promove acesso às vagas das Universidades e Institutos Federais de educação superior. Atualmente, mais de 80 universidades e institutos utilizam a nota Enem, de forma total ou parcial, como via de acesso às suas vagas.

Veja informações completas sobre o Sisu clicando aqui

O desempenho no Enem também pode ser utilizado para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Essa possibilidade é direcionada para aqueles não concluíram essa etapa escolar em idade apropriada.

Saiba como utilizar o Enem para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio clicando aqui

Como é a prova do Enem?

A proposta pedagógica do Enem o diferencia da maioria dos vestibulares, o que foi uma importante iniciativa na educação brasileira.

Entre os anos de 1998 e 2008, o exame apresentava formato diferente do atual. A prova se desenvolvia em 63 questões e uma redação e o tempo de realização do exame se estendia por 5 horas em um único dia de prova.

No ano de 2009, o Ministério da Educação apresentou o que ficou conhecido como “Novo Enem”. Esse foi o título dado a uma completa renovação no formato do exame que o deixou tal qual o conhecemos hoje.

No formato atual, as questões do Enem são distribuídas por 4 grandes áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Cada área do conhecimento é cobrada ao longo de 45 questões. Ao final, o Enem se apresenta como uma prova de 180 questões e uma redação. O exame é aplicado ao longo de dois dias da seguinte forma:

  • 1º dia – Sábado: 13h às 17:30 – Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (90 questões)
  • 2º dia – Domingo: 13h às 18:30 – Prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (90 questões). Também é aplicada a prova de redação.

Como faço minha inscrição para o Enem?

É de inteira responsabilidade do estudante manter-se informado sobre o calendário do exame, desde a inscrição até os resultados. Por enquanto, o Enem é realizado uma vez por ano, mas há expectativa que o MEC passe a oferecer duas edições da prova aos estudantes.

Uma das maneiras de manter-se informado sobre as datas relacionadas ao exame é acompanhar o site oficial da prova: www.enem.inep.gov.br


Comments are closed.