Veja aqui o tema de redação do Enem 1998



Veja aqui o tema de redação do Enem 1998

Com o tema de redação “Viver e aprender”, o Enem de 1998 fez sua estreia como exame nacional. O ano de 1998 foi o primeiro de aplicação da prova.

A estrutura do Enem de 1998 era bem diferente do que conhecemos atualmente. A prova se estruturava em 63 questões, número consideravelmente menor do que é cobrado atualmente.

Entretanto, o formato de cobrança das redações sempre foi o mesmo: o aluno deve produzir um texto dissertativo, e já era assim na redação do Enem 1998.

O Enem também inaugurava em 1998 uma prática que permanece até hoje: apresentar, no tema de redação, uma problemática de cunho social que exige do aluno conhecimento de seu contexto para produzir uma argumentação adequada.

Veja o tema de redação do Enem 1998

O tema proposto pela banca examinadora, no Enem de 1998, encaminhava o aluno a refletir sobre o valor da vida.

Adornado com os versos do compositor Gonzaguinha, o tema de redação apresentava, como ponto central, as passagens “a vida devia ser bem melhor” e “é bonita, é bonita, é bonita”, convidando o aluno a construir sua argumentação acerca dessa ambiguidade.

A proposta de redação está na imagem abaixo. Para visualizar em tamanho maior, basta clicar sobre ela. Caso você queira salvar o tema de redação do Enem  1998 no seu computador, siga estas etapas:

  • clique na imagem do tema para visualizá-lo em tamanho maior;
  • clique com o botão direito do mouse sobre a imagem do tema;
  • Selecione “Salvar imagem como…” e salve o tema de redação do Enem 1998 no seu computador.

 PontoEnem - Tema de redação Enem 1998

Para dar continuidade em seus estudos, conheça cada etapa do processo de correção das redações do Enem e seus critérios clicando aqui.

Nós separamos todos os temas já aplicados em todas as edições do Enem, de 1998 a 2012. Faça sua consulta e conheça as características de todas as propostas de redação. Clique aqui e confira.

Veja também uma coletânea de redações que receberam nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio. Clique aqui


Comments are closed.