Veja aqui o tema de redação aplicado no Enem 2003



Veja aqui o tema de redação aplicado no Enem 2003

A proposta de redação aplicada no Enem do ano de 2003 trouxe o tema “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”.

Centrada na polêmica questão da violência, a coletânea de textos do tema de redação do Enem 2003 apresentou, de início, um quadro comparativo entre os gastos com segurança no Brasil e os gastos com programas sociais, orçamento da educação e outros.

O segundo texto da coletânea oferecia ao aluno uma reflexão sobre desigualdade social e sobre quais tipos de investimentos e ações poderiam recuperar e solucionar alguns dos muitos problemas relacionados a esse contexto. Já o último texto da proposta de redação oferecia uma pequena análise acerca da legitimação da força.

Ao aluno cabia desenvolver um texto dissertativo que abrangesse, além de conhecimentos adquiridos em sua formação escolar, as causas e consequências da violência e quais soluções poderiam ser tomadas para combatê-la. E, como critério característico da redação no Enem, era esperada uma proposta de intervenção na problemática apresentada.

Veja o tema de redação do Enem 2003

O tema de redação do Enem aplicado em 2003 está na imagem abaixo. Para ver em tamanho maior, basta clicar sobre ela. Caso você queira baixar o tema de redação para seu computador, siga estas etapas:

  • clique na imagem do tema para visualizá-lo em tamanho maior;
  • clique com o botão direito do mouse sobre a imagem do tema;
  • Selecione “Salvar imagem como…” e salve o tema de redação do Enem 2003 em seu computador.

PontoEnem - Tema de redação Enem 2003

Para dar continuidade em seus estudos, conheça cada etapa do processo de correção das redações do Enem e seus critérios clicando aqui.

Nós separamos todos os temas já aplicados em todas as edições do Enem, de 1998 a 2012. Faça sua consulta e conheça as características de todas as propostas de redação. Clique aqui e confira.

Veja também uma coletânea de redações que receberam nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio. Clique aqui


Comments are closed.