Veja aqui o tema de redação aplicado no Enem 2012



Com o tema “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”,  a redação do Enem 2012 apresentou um desafio que surpreendeu a muitos. O tema de redação foi considerado difícil por muitos professores e alunos e acabou por se tornar o fator surpresa do Enem 2012.

A proposta para a redação do Enem 2012 apresentava uma coletânea de textos com informações sobre imigrantes do Haiti que chegam ao Brasil pelo Acre e também a respeito da situação dos bolivianos no Brasil. Também havia menção ao movimento de migração dos séculos XIX e XX. Cabia ao aluno articular as informações apresentadas e relacioná-las com seu conhecimento do contexto brasileiro e com as informações atuais dessa problemática.

O fator surpresa do tema foi apontado pela sua atualidade. Muitos professores argumentaram que a especificidade do assunto impedia uma argumentação segura por parte dos alunos.

Veja o tema de redação do Enem 2012

A proposta de redação está na imagem abaixo. Para visualizar em tamanho maior, basta clicar sobre ela. Caso você queira salvar o tema de redação do Enem  2012 no seu computador siga essas etapas:

  • clique sobre a imagem para visualizá-la em tamanho maior;
  • clique com o botão direito do mouse sobre a imagem do tema;
  • Selecione “Salvar imagem como…” e baixe o tema de redação do Enem 2012 para o seu computador. 

PontoEnem - Tema de Redação do Enem 2012

A aplicação e a correção das redações do Enem 2012 apresentou muitas novidades. Uma delas é o acesso ao espelho das redações, que será disponibilizado para fins pedagógicos. O aluno poderá também conhecer sua nota em cada critério de correção individualmente. Saiba como ter acesso ao espelho da redação nesse texto.

Conheça cada etapa do processo de correção das redações do Enem clicando aqui.

Quer mais temas de redação do Enem? Nós separamos todos os temas já aplicados em todas as edições do Enem, de 1998 a 2012. Faça sua consulta e conheça as características das propostas de redação do Enem. Clique aqui e confira.


Comments are closed.