Veja aqui o tema de redação aplicado no Enem de 1999



Veja aqui o tema de redação aplicado no Enem de 1999

O Enem aplicado em 1999 apresentou o tema de redação “Cidadania e Participação Social”. 

O Enem de 1999 confirmou a prática, que permanece até hoje, de cobrar problemáticas sociais em seus temas de redação.

Focado nas questões ligadas à cidadania e ao protagonismo juvenil, o tema de redação do Enem 1999 apresentava um quadrinho do cartunista Henfil somado a declarações, relativas ao tema da cidadania, de jovens brasileiros.

O potencial da juventude como agente transformador da realidade, e toda problemática concernente à questão da cidadania eram os pontos centrais do tema de redação do Enem 1999.

Como é de praxe em todos as edições do Enem, cabia ao aluno produzir uma argumentação utilizando conhecimento adquirido durante sua formação escolar e relacioná-la ao assunto.

Conhecimento do contexto e habilidade em compreender a intertextualidade foram competências importantes para desenvolver esse tema de maneira adequada. Além disso, o tema de redação do Enem 1999 enfatizava a necessidade do aluno apresentar, em sua argumentação, uma proposta de ação social.

Veja o tema de redação do Enem 1999

A proposta de redação do Enem  1999 está na imagem abaixo. Para ver em tamanho maior, basta clicar sobre ela. Caso você queira baixar o tema de redação para seu computador, siga estas etapas:

  • clique na imagem do tema para visualizá-lo em tamanho maior;
  • clique com o botão direito do mouse sobre a imagem do tema;
  • Selecione “Salvar imagem como…” e salve o tema de redação do Enem 1999 em seu computador.

 PontoEnem - Tema de redação Enem 1999

Compreenda como é construída as notas das redações. Conheça cada etapa do processo de correção das redações do Enem e seus critérios clicando aqui.

Nós separamos todos os temas já aplicados em todas as edições do Enem, de 1998 a 2012. Faça sua consulta e conheça as características de todas as propostas de redação. Clique aqui e confira.

Veja também uma coletânea de redações que receberam nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio. Clique aqui


Comments are closed.